Códigos Linux
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
HÉBERTOM GADIEL KOGUT
ANÁLISE DE ARQUIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL EDUCACIONAL XV6
PONTA GROSSA
2014
HÉBERTOM GADIEL KOGUT
ANÁLISE DE ARQUIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL EDUCACIONAL XV6
Trabalho de análise apresentado para a disciplina de Sistemas Operacionais como parte da avaliação do primeiro semestre na Universidade Estadual de Ponta Grossa setor de ciências agrárias e de tecnologia. Prof: Me. Dierone César Foltran Júnior.
PONTA GROSSA
2014
Makefile:
A tarefa de compilação e re-compilação de programas pode ser um serviço muito árduo para o programador, por isso utiliza-se o comando make. O make é um programa de computador, utilizado para automatizar a compilação de programas que possuem vários ficheiros. Esse programa executa instruções que estão dentro de um arquivo chamado makefile. Quando executado o comando make de um diretório (e se não for passado nenhum comando para o make) ele começará a sua busca por um ficheiro chamado makefile e se não encontrar ele então passará a buscar por Makefile, muitas das vezes esses ficheiros podem estar ocultos, isto é, hidden.
O arquivo Makefile descreve os relacionamentos entre os arquivos nos programas, além disso ele mostra os status dos comandos para atualizar cada arquivo. Esse status serve para não precisar recompilar programas que já foram compilados e não possuem modificações.
1- Nesse arquivo os programas são tratados como objetos, e desse modo no cabeçalho do arquivo Makefile XV6 temos especificações de objetos como: OBJS = \bio.o\console.o\exec.o\ ...
2- Após a especificação de objetos é feita a definição de TOOLPREFIX através das diretivas