Cérebro e comportamento
Curso: Psicologia
Cérebro e comportamento
Eric. R. Kandel
Este texto é uma tradução feita pela Profa. Maria Carolina Doretto do capítulo "Brain and Behavior", do livro Principles of Neural Sciences, Second Edition, Eric R. Kandel e James H. Schwartz, Elsevier, 1985. Segundo o Eric R. Kandel, todo comportamento é um reflexo da função cerebral. a mente representa uma quantidade de funções desempenhadas pelo cérebro. O cérebro é formado por unidades individuais - as células nervosas (neurônios) e as células gliais, como o cérebro organiza estas unidades para controlar o comportamento, o funcionamento das células constituintes do cérebro de um indivíduo é influenciado pelo comportamento de outra pessoa bem como por uma grande quantidade de fatores ambientais.
A complexidade anatômica do tecido nervoso não foi analisada antes da invenção do microscópio composto. Até o século dezoito, pensava-se que o tecido nervoso tinha uma função glandular, devido à proposição de Galeno, de que os nervos são ductos, transportando fluidos secretados pelo cérebro e pela glândula espinhal para a periferia do corpo.
No século dezoito quando Luigi Galvani descobriu que as células nervosas de animais produziam eletricidade, descobriram que as células nervosas usam suas capacidades elétricas para sinalizar informações de uma para outra.
A Psicologia, a quarta disciplina importante para relacionar o cérebro com o comportamento, tem a história mais longa. No Ocidente, as idéias sobre a mente e a alma derivam da antiguidade. O comportamento, manifestação da mente no mundo físico, não foi abordado cientificamente até o século dezenove, quando o trabalho de Charles Darwin na evolução do comportamento permitiu à Psicologia desenvolver-se como uma disciplina independente da filosofia para tornar-se experimental. A mistura da anatomia, fisiologia e o estudo do comportamento começou com o estudo dos frenologistas, conduzidos pelo médico e