células
DISCIPLINA DE CITOLOGIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
OBSERVAÇÃO DAS CÉLULAS DA BATATA
Anderson Vieira Santos
Ji-Paraná, 19 de abril de 2014
1. Introdução.
Muitos trabalhos requerem uma concentração definida dos organismos ou células que queremos estudar, podendo citar como exemplos a avaliação da virulência e do efeito de vários fatores sobre a patogênese, estudos de epidemiologia e avaliação das reações de plantas quando em contato com determinada concentração de patógenos, entre outros. Logo, são necessários métodos onde se possa estimar de forma rápida e precisa a concentração de células ou organismo em suspensões que serão usadas nos mais diversos experimentos. No caso de fungos, a estimativa da concentração de uma suspensão de esporos (densidade de inoculo) é o tema desta aula prática. 2. Objetivos.
Estimar a concentração de uma suspensão de esporos.
3. Material e métodos.
Foi utilizado o becker para facilitar o pingo sobre lâmina, sobre a região central de uma lâmina, pingar uma gota de água. Com o auxílio de uma lâmina de barbear, recortar um pedaço com cerca de 1 cm de lado na superfície de uma batata. Com uma pinça de ponta fina retirar a epiderme do pedaço recortado (primeira camada externa) e colocá-la sobre a gota de água na lâmina. Cobrir a preparação com a lamínula. Retirar as bolhas de ar acrescentando levemente mais água com ajuda do Becker para que seja todo preenchido. Com o papel de filtro dobrado. Pressionar levemente para retirar o excesso de líquido. Observar ao microscópio: focalizar usando a objetiva de 40x e em seguida a de 60x. Girar vagarosamente o micrométrico para obter o melhor foco.
4. Discussões.
A partir deste, utiliza-se a fórmula; C1 x V1= C2 x V2 para que tenhamos a quantidade de esporos desejada para determinada finalidade, por exemplo, 1000000 de esporos. Substituindo as variáveis pelos dados obtidos