Células tronco
O que é bioética?
Tem como objetivo principal o resgate da dignidade da pessoa humana, dando ênfase na qualidade de vida, protegendo a vida humana e seu ambiente, através da tolerância e solidariedade.
A bioética é dividida em dois tipos: a cotidiana e a de emergência.
Cotidiana ► é aquela relacionada aos problemas do dia-a-dia tais como: humanização da área da saúde, aborto, eutanásia, alocação de recursos, etc..., ou seja, são assuntos do nosso cotidiano.
Emergência ► Trata-se de trata-se de questões emergentes ligadas a pesquisas como: DNA, transgênicos, células troco que nos aprofundaremos um pouco mais.
O que são células?
São a menos unidade de tecido orgânico vivo. Assim o sangue, os músculos, os ossos, o cérebro, por exemplo se compõem de células.
O que são células tronco?
As células tronco são tipos celulares que ainda não amadureceram, isto é, que ainda não tem forma nem função definida. Essas células são primordiais pois, quando embrionárias, são as que dão origem a todos os tipos de células que formarão o corpo do indivíduo.
As células tronco tem duas grandes propriedades: ( I ) a grande capacidade de se proliferar, isto é, de se auto-replicar, o que significa que podem gerar cópias idênticas de si mesmas e ( II ) a capacidade de se diferenciar, isto é, amadurecem de um estado sem forma nem função específica para um estado maduro com forma de função bem definidos.
Os tipos mais comuns de células tronco são as células do desenvolvimento embrionário. Estão presentes nos primeiros momentos do desenvolvimento, sendo formadas a partir das primeiras divisões mitóticas do zigoto, que é a primeira célula do indivíduo gerada pela união dos gametas femininos (óvulo) e masculino (espermatozóide).
O que são células tronco embrionárias e quais suas funções?
A partir das divisões da célula zigoto, tem-se um grupo de células tronco. Quando a união dos gametas óvulo e espermatozóide ocorre no corpo materno, este grupo de células