Células tronco
O que é ? As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes.
Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares.
Células tronco adultas
Podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas da próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Apresentam uma desvantagem em relação as Células-Tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem menor.
Células tronco embrionárias
São as células, encontradas em embriões, que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado.
Posição da Igreja em relação as Células-tronco
IGREJA X MEDICINA
A Igreja está aberta ao uso de células-tronco adultas, dada a sua comprovada eficácia no âmbito da medicina preventiva e em muitas terapias para salvar vidas, além do fato de não apresentarem problemas éticos.
Mas por outro lado,a Igreja rejeita a utilização de células-tronco embrionárias porque levam sempre à destruição de vidas humanas nos primeiros estágios do seu desenvolvimento.
Curiosidades
São com as células tronco que é feito o estudo para a cura de muitas doenças como a ELA ( Esclerose Lateral Amiotrófica) que recentemente ficou