Células-tronco
Definição
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular e podem ser induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Classificação
- Totipotentes- quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano. Ex: o óvulo fecundado (zigoto).
- Pluripotentes - quando são capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários. Ex: células-tronco embrionárias.
- Multipotentes- têm a capacidade de gerar um número limitado de células especializadas. Elas são encontradas em quase todo o corpo. Ex: Células-tronco adultas.
- Oligotentes diferenciam-se em poucos tecidos.
- Unipotentes se transformam em um único tecido.
Origem das células
- Células-tronco embrionárias: São células derivadas do embrião no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação) e possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
- Células-tronco adultas: encontram-se, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui um pouco de células-tronco para poder renovar as células ao longo da nossa vida. Elas podem se dividir para gerar uma célula nova ou outra diferenciada. As células-tronco adultas tem menor capacidade de transformação do que as embrionárias.
- Células-tronco de Pluripotência Induzida (iPS): As primeiras células-tronco humanas induzidas foram produzidas em 2007, a partir da pele. São células adultas que foram geneticamente reprogramadas para o estágio de células-tronco embrionárias e possuem características de autorrenovação e capacidade de se diferenciarem em qualquer tecido.
Pesquisa
- As primeiras linhagens de células-tronco embrionárias foram derivadas em 1981, a partir de embriões de camundongo.
- Só em 1998, foram descritas as primeiras linhagens de células-tronco embrionárias