Células Procariotica
Nesta aula serão abordadas as características gerais das células procarióticas. Não serão tratados assuntos pertinentes a patologias causadas por bactérias e mecanismos específicos de reprodução ou de produção de toxinas. Tais assuntos serão abordados pelas disciplinas de Patologia e Microbiologia. Ao final da aula trataremos em um tópico especial: os vírus. Eles não são células, mas causam dúvidas quanto a sua definição biológica e por muitos são confundidos com as bactérias.
Características Gerais:
As Bactérias e as Cianobactérias são os organismos que representam as células procarióticas. As principais características dessas células são: - Não possuem envoltório nuclear – a membrana que delimita o núcleo e que separa o material genético do restante da célula; - São ancestrais da célula eucariótica, ou seja, surgiram primeiro que ela; - Utilizam o mesmo código genético das células eucarióticas – o DNA é constituído pelos mesmos nucleotídeos. A principal diferença é o tamanho da molécula que nas células procarióticas é menor; - Possuem a maquinaria para síntese protéica – DNA e RNA; - A maioria das bactérias mede de 1μm a 10μm. Algumas algas azuis medem 60μm. (Para exemplificar essa medida divida um milímetro em mil partes. Cada uma dessas partes equivale a 1 μm.)
Características Morfológicas:
As características morfológicas referem-se à forma da célula que é proporcionada por seus componentes, suas partes. Começaremos pelos componentes externos da célula:
1. Parede Celular: é a camada mais externa que reveste a célula. A maioria das células procarióticas apresenta esse revestimento, exceto um grupo de bactérias chamado de micoplasmas. A composição química da parede celular é complexa. Possui polissacarídeos, lipídeos e proteínas, além das porinas que formam canais que permitem a difusão dos solutos, ou seja, o transporte de moléculas. Ela é rígida, resistente e permeável o que facilita a nutrição da