célula procariótica e Célula eucariótica
Célula de estrutura muito simples caracterizada pela ausência de um núcleo individualizado e com um número muito reduzido de organelos celulares (normalmente possuem apenas ribossomas). O material genético, geralmente uma molécula de ADN circular, encontra-se disperso no citoplasma, sem estar associado a proteínas, constituindo o nucleoide. As células procarióticas raramente possuem genes em mosaico.
A divisão celular das células procarióticas é diferente da que ocorre nas células eucarióticas. Este é um processo muito mais simples. Ocorre imediatamente a seguir à replicação do ADN.
Nas células procarióticas, a duplicação da molécula circular de ADN inicia-se num determinado ponto, prossegue nos dois sentidos, de modo a que no final se formem duas cadeias de ADN circulares. Após a duplicação do ADN, ocorre a divisão celular, formando-se duas células-filhas, cada uma com uma das cadeias de ADN.
As bactérias e as cianobactérias são exemplos de células procarióticas.
célula eucariótica
Célula caracterizada por possuir um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra o material genético.
As células eucarióticas têm uma organização estrutural complexa. Apresentam um conjunto de organelos celulares, possuindo um complexo sistema membranar interno (retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, etc.)
Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares.
As células vegetais e as células animais, dois tipos de células eucarióticas, distinguem-se com base na presença ou ausência de certos organelos. A parede celular, os plastos e os vacúolos, por exemplo, são organelos que se encontram nas células vegetais, mas estão ausentes nas células animais. Os centríolos surgem apenas nas células