células presentes na mucosa bucal
Membranas mucosas são estruturas que forram superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. As funções da mucosa oral são dê:Proteção : mecânica (barreira de defesa frente a agentes agressores);Sensorial: possui receptores específicos aos estímulos térmicos, tato e dor / variável de região para região. Alta nos lábios e língua;Secreção: saliva – desembocadura dos ductos excretores.Para realizar o estudo, foi utilizado a mucosa de revestimento, na qual foi utilizado palito de picolé para a raspagem da mucosa de revestimento da parte interna da bochecha, onde o tecido presente é do tipo Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado. A observação de células mucosa bucal em microscópio óptico permite conhecer a organização celular básica: núcleo, citoplasma e a delimitação da célula.
Objetivo
A aula teve como objetivo observar as células presentes na mucosa bucal e identificar suas estruturas.
Material e métodos
Para a realização da aula, foram utilizados materiais como, microscópio, lâminas de vidro para microscopia, palitos de picolé, lamínula, frascos conta-gotas com azul de metileno 0,5%, frascos conta-gotas com água, beckers com álcool 70%, papel toalha e recipiente para descarte.
Raspou-se a parte interna da bochecha com o palito e logo após foi espalhado o material colhido em uma lâminade vidro. A lâmina foi movimentada no ar para que ficasse seca, e em seguida mergulhada no álcool 70%. Após aguardar 3 minutos, a lâmina foi retirada do Becker, e com papel toalha o excesso de líquido foi retirado da lâmina. Sobre a região do esfregaço pingou-se uma gota de azul de metileno 0,5%, deixando-o por 3 minutos. Foi removido o excesso de azul de metileno e com um conta-gotas pingou uma gota de água sobre o esfregaço, que foi coberto com uma lamínula. Observou-se ao microscópio com as objetivas 10x e 40x.
Resultados
Foi observado no aumento de 40x