Células Excitáveis
Para darmos início a este assunto, é necessário revisar a aula anterior sobre
Membrana celular e suas propriedades!
• Canais iônicos
Os canais iônicos são proteínas de membranas integrais que, quando abertos, permitem a passagem de íons. No entanto, apresenta uma propriedade importante: a seletividade! Que é baseada em:
Exemplo
- Tamanho do canal
- Cargas que a revestem
- Tamanho da molécula
Um canal revestido por cargas negativas é seletivo para cátions
(moléculas
com carga elétrica positiva). Desse modo, deve permitir a passagem de Na+.
As moléculas podem passar por canais iônicos sem comportas (esses canais estão permanentemente abertos) ou são controlados por comportas (gates), que se abrem mediante estímulos específicos. Dois tipos de comportas controlam a abertura e fechamento dos canais iônicos:
A – Canais dependentes de voltagem: possuem comportas que são controladas por alterações do potencial de membrana.
B – Canais dependentes de ligantes: têm comportas que são controladas por hormônios, neurotransmissores e segundos mensageiros.
• Potenciais de difusão
É a diferença de potencial gerada através da membrana, quando um íon com carga se difunde a favor de seu gradiente de concentração. Portanto, o potencial de difusão é produzido pela difusão de íons.
• Potenciais de equilíbrio
É o potencial de difusão que equilibra ou se opõe precisamente à tendência para difusão a favor do seu gradiente de concentração.
EXEMPLO DE POTENCIAL DE EQULÍBRIO DO Na+
A figura acima mostra duas soluções separadas por membrana teórica que é permeável ao Na+ mas não ao Cl-. A concentração de NaCl é maior na solução 1 do que na solução 2. O íon permeante, o Na+, irá se difundir a favor do seu gradiente de concentração da solução 1 para solução 2, mas o íon impermeante, o Cl-, não o acompanhará. Como resultado do movimento efetivo de cargas positivas para a solução
2, desenvolve-se um potencial de difusão do Na+ e a solução 2