CÉLULA A COMBUSTÍVEL
2. COMO SURGIU A CÉLULA A COMBUSTÍVEL? 4
3. COMO FUNCIONA A CÉLULA A COMBUSTÍVEL 4
4. TIPOS DE CÉLULAS A COMBUSTIVEL 5
5. APLICAÇÕES DA CÉLULA A COMBUSTIVEL 8
6. VANTAGENS DAS CÉLULAS A COMBUSTÍVEL 8
7. DESVANTAGENS DAS CÉLULAS A COMBUSTÍVEL 9
8. VEÍCULO DE CÉLULA A COMBUSTÍVEL 10
9. CONCLUSAO 12
10. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a trazer os principais conceitos envolvendo a célula a combustível, que apesar das expectativas positivas, também apresenta desvantagens provenientes da sua utilização e até mesmo da sua fabricação. Além desse apanhado sobre vantagens e desvantagens, serão apresentadas as aplicações e inovações envolvendo a célula.
Os conceitos e atualizações serão trazidos a partir das informações obtidas em sites como o Portal Energia, o site da empresa Electrocell (que produz células a combustível), os sites de atualizações ‘DOM TOTAL’, ‘Wikipedia’ e ‘HowStuffWorks Brasil’ , e o site da Associação Brasileira do Veiculo Elétrico.
Para iniciar, vale trazer um resumo do que é a célula a combustível. Uma célula de combustível ou célula a combustível é uma célula eletroquímica em que são consumidos um agente redutor (combustível) e um agente oxidante (comburente), com o objetivo de gerar energia elétrica.
Sob um ponto de vista técnico, pode-se dizer que a célula combustível é um aparelho conversor de energia eletroquímica (HowStuffWorks Brasil). Isso porque ela converte o hidrogênio e o oxigênio em água e gera a eletricidade. Por isso “As células de combustível são consideradas uma energia de futuro e uma tecnologia muito promissora” (Portal Energia).
E diferente da bateria, que também é um aparelho eletroquímico, a célula nunca morre. Os elementos químicos fluem constantemente para a célula. Inclusive a célula a combustível poderia ser chamada de ‘pilha a combustível’ ao invés de célula (HowStuffWorks Brasil).
Em relação às classificações, elas geralmente são feitas