Célula Eucáriotica
Os eucariontes podem ser unicelulares como os protozoários, algumas algas e certos fungos; ou pluricelulares como os animais, as plantas e os fungos em geral.
A célula eucariótica deve ter surgido da procariótica por dois processos: invaginações da membrana formaram canais e vesículas e originaram varias estruturas, como a membrana nuclear, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense e outras. outras organelas, como a mitocôndria e o cloroplasto, surgiram de bactérias que invadiram as células primitivas e passaram a viver em seu interior.
Os componentes que podem estar presentes em uma célula eucariótica são: parede celular, membrana plasmática. citoplasma, complexo golgiense, centríolos, microtúbulos, microfilamentos, mitocôndria, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, núcleo, membrana nuclear, nucléolo, cromatina, ribossomos, vacúolo de suco celular, cloroplasto vacúolo digestivo, lisossomos, peroxissomos
Célula Procariontes
A célula procariótica não tem um núcleo verdadeiro, não apresenta seu material genético delimitado por uma membrana. Os organismos unicelulares que possuem este tipo de célula são chamados de procariontes, procariotas ou procariotos (grego: pro, anterior + karyon, núcleo = Núcleo Primitivo).
Além do núcleo, os procariontes também não possuem todas as organelas celulares (como mitocôndrias ou cloroplastos), possuindo apenas os ribossomos.
O DNA dos procariontes, geralmente composto por um único cromossomo circular, encontra-se localizado numa zona chamada nucleóide no citoplasma. Este não constitui, no entanto, um verdadeiro núcleo.