célula animal
2014/2015
Observação microscópica de células da epiderme do bolbo da cebola (Allium cepa)
Marta Freitas 10º9 nº18
Funchal, 03 de Fevereiro de 2015
1.Objetivos
Observar microscopicamente células vegetais;
Identificar a forma e a disposição das células;
Identificar as estruturas e os organelos celulares;
Utilizar a técnica de coloração para evidenciar determinadas estruturas celulares;
2.Fundamento Teórico / Introdução
A célula é a menor parte do ser vivo, sendo fundamental para a existência de formas de vida. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, só podendo ser vistas por meio de um microscópio.
Existem seres vivos que apresentam uma única célula, por isso são chamados unicelulares. Os seres vivos que apresentam duas ou mais células são chamados pluricelulares.
Atualmente é defendida a teoria de que o início do processo evolutivo que deu origem às primeiras células tenha iniciado há mais ou menos quatro bilhões de anos.
Segundo a Teoria celular a célula a célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos, provenientes de outras já existentes com capacidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
Existem dois tipos de células as procarióticas e as eucarióticas, enquanto que a célula eucarionte apresenta núcleo, e o material genético é inserido no mesmo, nas células procariontes não existe núcleo e seu material genético apresenta-se espalhado no citoplasma.
No entanto, existem algumas diferenças entre as células animal e vegetal. As células vegetais apresentam uma membrana celulósica externamente à membrana plasmática, têm cloroplastos (relacionados à fotossíntese e que não são encontrados em células animais) e geralmente apresentam um grande vacúolo central. As células animais, por outro lado, têm centríolos, que não se encontram nas células vegetais.
Allium cepa é o nome científico dado ao