CÂNCER NO PÂNCREAS
CÂNCER PANCREÁTICO
O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestivo e endócrino. Está localizado em posição transversal no abdome posterior e estende-se do duodeno até o hilo esplênico. É dividido em cabeça, corpo e cauda. O aspecto anterior do corpo do pâncreas está em contato direto com a parede posterior do estomago, posteriormente, o pâncreas estende-se até a aorta, a veia esplênica e o rim esquerdo. A função do pâncreas no sistema digestivo é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. Já no sistema endócrino sua função é produzir hormônios como a insulina e glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.
CÂNCER NO PÂNCREAS
A maioria dos tumores de pâncreas surge na cabeça do pâncreas causando obstrução biliar, resultando em icterícia clinicamente evidente. A doença é de diagnóstico difícil, sobretudo nos estágios iniciais.
Existem vários tipos de tumores pancreáticos, porém os mais comuns são os adenocarcicomas ou carcicomas. Adenocarcicomas são cânceres que tem origem em tecido glandular sendo o Adenocarcicoma Ductal Pancreático (ADP), responsável por 90% das neoplasias do pâncreas .
Quanto à taxa de sobrevivência, é relativamente pequena, devido ao diagnostico tardio. “Ainda não se dispõe de métodos diagnósticos que possam detectar com precisão e precocemente o ADP na população geral, antes do início dos sintomas”.
A disseminação (metástase) a distância ocorre mais comumente para o fígado, a cavidade peritoneal e os pulmões. A propagação ocorre via linfonodos.
Fisiopatologia:
O maior fator de risco para o desenvolvimento do Câncer de pâncreas é a predisposição genética. Estima-se que aproximadamente 10% dos doentes com adenocarcicoma têm ou terão pelo menos um parente de primeiro ou de segundo grau acometido. O K-ras é o