o que patrimonio historico
Pré Dimensionamento de viga, laje e pilar
Gabriela Mota R.A. 6105049
“O que é Patrimônio Histórico” é o título da obra de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, publicado pela editora Brasiliense, de São Paulo, 1981.
Inicialmente Carlos Lemos nos traz reflexões sobre o tema “Patrimônio Históricos” que hoje tem se popularizado mas que, porém tem uma abrangência maior, que é chamado Operação Cultural. Patrimônio Histórico não se resume apenas em cidades e monumentos importantes, mas reúne todo tipo de material que documente a memória e os costumes de uma época, de maneira que não se perca com o tempo, assim como acontece com tudo que não é registrado.
No primeiro capitulo, C. Lemos reflete e apresenta a subdivisão, sugerida pelo professor francês Hugues de Varine-Bohan (1935), sobre o que é Patrimônio Cultural, trazendo referências que subdivide o tema em três grandes categorias de elementos: recursos naturais, conhecimento e bens culturais, sendo o primeiro deles é pertencente à natureza e o meio ambiente, que nos fornece recursos naturais, no qual fazemos transformações. O clima, a paisagem, os rios, condicionam, envolvem e direcionam o comportamento das pessoas. O segundo grupo de elementos são bens não tangíveis relacionados ao conhecimento e ao saber. Vai desde as técnicas de sobrevivência do homem, até as equações matemáticas. O terceiro e último grupo de elementos, “artefato” é a que melhor define esse grupo e mais importante.
Numa primeira reflexão sobre o tema, podemos verificar que sempre devemos prestação atenção às relações que são necessárias, existentes entre o artefato e o homem, entre o homem e a natureza. É incalculável o número de bens que compõem o Patrimônio Cultural, e poucos escolhidos e eleitos como preserváveis à posteridade do Patrimônio Oficial. Os artefatos devem ser encarados segundo sutilidade imediata ou sua durabilidade e persistência.
Existem artefatos que geram outros artefatos