Câncer de mama
O câncer é uma doença que pode aparecer sob varias formas e em qualquer lugar do corpo, o câncer caracteriza-se pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressiva e incontrolável podendo espalhar-se rapidamente para outros locais do corpo.
O câncer de mama representa o primeiro lugar em números de intervenções cirúrgicas realizada no país anualmente.
Quanto Antes à descoberta do câncer de mama, melhor será para o paciente. A descoberta precoce auxilia no melhor tipo de tratamento para o paciente com câncer. O tratamento varia de acordo com o tipo e estagio do tumor.
Apesar de ser o segundo mais freqüentes em mulheres no mundo, o câncer de mama se descoberto no inicio tem grandes chances de cura, por isso a importância do autoexame e das visitas periódicas ao médico.
Este trabalho tem por objetivo abordar e levantar o conhecimento sobre o Câncer de mama, sobre a importância do autoexame, do descobrimento precoce da doença e as melhores maneiras de diagnostico e tratamento para a pessoa com Câncer.
Descrever: a anatomia da mama, o que é o câncer de mama, o estadiamento do câncer, o diagnostico, como prevenir o câncer de mama, e as formas de tratamento.
ANATOMIA DA MAMA
As mamas são formadas por um conjunto de glândulas, que tem como principal função produzir leite. Desenvolve-se na região anterior do tórax, entre a segunda e a sexta costela, e se estende da axila à região inguinal.
A superfície cutânea da mama pode ser dividida em três regiões: periférica, areolar e papilar. A aréola é a parte mais central da mama. No centro da aréola está localizada a papila, que tem forma cilíndrica recoberta por um tecido cutâneo espesso e rugoso. A região periférica é constituída pelo tecido cutâneo. Cada mama possui de 15 a 20 lobos mamários independentes, separados por tecido fibroso. Os lóbulos são compostos por um conjunto de