Câncer de mama
Falava-se muito em autoexame, contudo, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aconselha a prática do autoexame para detectar alguma alteração nas mamas. Este autoexame não é eficaz na detecção dos tumores, mas ajuda a mulher a procurar o serviço de saúde. O INCA recomenda as mulheres fazerem a mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos e também o Exame Clínico das Mamas, pois o profissional de saúde poderá detectar o tumor e já encaminhar o paciente para o devido tratamento.
Segundo o INCA, ter uma alimentação saudável, controlar o peso, praticar atividade física com regularidade, amamentar, não ingerir bebida alcoólica, não fumar, são medidas que contribuem para a prevenção da doença.
Diante disso, podemos concluir que uma boa alimentação e os bons hábitos de vida ajudam a prevenir ou diminuir o risco de câncer de mama?
Penso que a alimentação é a melhor forma de prevenir o câncer de mama, pois a mamografia e o ECM são formas de diagnosticar o câncer, não de prevenir. Assim, temos que levar em conta que a minoria dos casos de câncer é de caráter hereditário, somando apenas 5 a 10% das estatísticas. Não se sabe da onde vêm os outros casos, todavia é importante dizer que ter bons hábitos de vida ajuda na prevenção do câncer de mama.