Cálculos financeiros tomada decisão
1
A DINÂMICA DAS DECISÕES FINANCEIRAS
Alexandre Assaf Neto
Professor Doutor da FEA/USP – Ribeirão Preto
Consultor de Empresas em Gestão Financeira
As decisões financeiras de empresas inseridas em economias em desenvolvimento requerem uma reflexão mais crítica de seus aspectos conflitantes, exigindo uma adaptação a realidade dos negócios.
O processo de tomada de decisões reflete a essência do conceito de Administração. Administrar é decidir, e a continuidade de qualquer negócio depende da qualidade das decisões tomadas por seus administradores nos vários níveis organizacionais. E estas decisões, por sua vez, são tomadas com os dados e as informações viabilizados pela Contabilidade, levantados pelo comportamento do mercado e desempenho interno da empresa.
No entanto, este processo decisorial essencial ao sucesso de toda empresa, vem assumindo complexidade e risco cada vez maiores na economia brasileira. Desequilíbrios nas taxas de juros, desajustes de mercado, ausência de poupança a longo prazo, intervenções freqüentes nas regras da economia, entre outros aspectos, vêm exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora das unidades decisórias.
Conceitos financeiros consagrados em outros ambientes costumam encontrar enormes dificuldades de adaptação em nossa realidade empresarial, demandando um conjunto de ajustes e reflexões nem sempre seguidos pelo mercado.
Este artigo, basicamente, tem por finalidade discutir as decisões financeiras das empresas no contexto econômico brasileiro, refletindo sobre seus aspectos mais críticos e conflitantes. O artigo começa com uma avaliação das decisões de investimento e financiamento adotadas convencionalmente pela Administração financeira, promovendo, com esta estrutura padrão, questionamentos e análises concernentes a sua adoção pela empresa nacional.
AS DECISÕES FINANCEIRAS
Qualquer que seja a natureza de sua atividade operacional, uma empresa á avaliada