CÁLCULO NUMÉRICO
Professor: Mateus Mosca Viana
Fortaleza, Agosto de 2015
Pergunta 01 - Tomando por base o texto acima, como se deve proceder para estimar o valor da aceleração da gravidade em um ponto da Terra, por meio de um procedimento experimental?
Para estimar o valor da aceleração da gravidade por meio de um procedimento experimental, primeiro deveremos ter uma equação matemática, com a equação, fixar um valor de altura y é fundamental. Para continuar com experimento, deveremos realizar vários ensaios com o objeto e um cronômetro, lançando o objeto da altura y e cronometrando o tempo de lançamento até o solo, sempre anotando em uma tabela. Com a tabela preenchida, usaremos a equação g=2h/t² e assim obteremos o valor da aceleração da gravidade.
A propósito, tomando por base os seus conhecimentos em Física, o que se pode dizer sobre os resultados que se encontram na tabela 01?
Os resultados encontrados na tabela são imprecisos, pois ensaios feitos a olho nu não tem uma grande precisão, havendo assim uma porcentagem de erro.
Pergunta 02 - Por qual razão a coluna intitulada "tfinal" contém valores distintos nas repetições do experimento?
A razão dos valores distintos é porque os ensaios foram realizados com varias pessoas, o que pode ocasionar erros, pois não se pode garantir uma precisão nos valores anotados.
Pergunta 03 - Os valores numéricos na coluna cujo cabeçalho é "t²final", dependem daqueles que se encontram na coluna intitulada "tfinal". Isso significa que os erros cometidos na obtenção dos valores do tempo final se propagam quando esses tempos são elevados ao quadrado. Como ocorre essa propagação?
Existem várias tipos de variantes na hora de obter os dados nos experimentos, causados pelos equipamentos mal calibrados, na exatidão das medidas e o erro humano. Esses fatores podem causar um erro maior na hora de obter os dados, por isso há sempre erros e falhas no resultado do experimento final.
Pergunta 04 - A coluna mais à