Cálculo Luminotécnico
PARTE 1 – Projeto Luminotécnico
Instalações Industriais, UFSC – 2014
Alunos: Eduar Francis Andrighetti, Fernanda Helmeister e Thaís Doll Luz.
Introdução
Na primeira parte do projeto dirigido da disciplina de Instalações Industriais, os alunos deveriam fazer o projeto luminotécnico da planta cedida no início de semestre assim como a disposição das luminárias e dos condutos dos circuitos de iluminação. A seguir é apresentada a metodologia adotada para esses cálculos e disposições assim como as tabelas consultadas, os valores obtidos assim como a planta resultante desse trabalho. A parte de iluminação de uma planta industrial é de suma importância e impacta diretamente todas as atividades relacionadas que serão executadas dentro das dependências da indústria. A importância, portanto, de um projeto que proveja a iluminação adequada e seja ao mesmo tempo econômico é de suma importância no projeto final da planta.
Metodologia de Cálculo para o Projeto Luminotécnico
O projeto luminotécnico envolve a escolha da lâmpada adequada para cada ambiente, bem como a quantidade de lâmpadas, a sua distribuição em luminárias e a sua disposição. Pra isto, foram utilizadas as medidas dos cômodos obtidas da planta da fábrica, que pode ser vista nos Anexos, e as iluminâncias pré-determinadas para cada ambiente. Os outros parâmetros necessários para o projeto luminotécnico foram obtidos conforme o método dos lumens descrito a seguir, aplicada para cada um dos ambientes:
Escolha da lâmpada e luminária: feita conforme a recomendação do livro Instalações Elétricas Industriais;
Cálculo do índice de recinto (K): feito com base nas dimensões do ambiente, conforme a equação abaixo descrita:
Onde A e B são a o as dimensões no plano horizontal e H é a altura vertical do ambiente, subtraído da altura do plano de trabalho. Para todos os ambientes, considerou-se que o plano de trabalho estaria 0,8m