Eletrotecnica
OBRA: Calculo luminotécnico para uma fabrica de capacitores cerâmicos
ENDEREÇO: Rua Amantillio Furlaneto
PROPRIETARIO:ooooooooooo
RESPONSAVEL TÉCNICO: ooooooooooooooooooooooooo
REGISTRO CREA-SC:000000000000000000000
Introdução Este memorial tem por finalidade descrever o calculo luminotécnico de uma fabrica de capacitores cerâmicos, a fábrica esta localizada na Rua Amantillio Furlaneto nº 345, bairro Santa Cruz em Concórdia. A obra pertence ao senhor Ariel Morchel. Este memorial vai descrever as especificações completas de todos os cálculos e de cada luminária e lâmpada que vai ser utilizado.
Condutores Serão utilizados condutores de cobre com isolamento de PVC para 1 KV do tipo anti-chama.
CÁLCULO LUMINOTÉCNICO
O calculo luminotécnico para uma fabrica de capacitores cerâmicos demais ambientes da fabrica consumidora será realizado seguindo a seguinte fórmula:
Φ=E*S/µ*d
Onde:
E= é o fluxo luminoso de acordo com a atividade desenvolvida no ambiente, levando em consideração os critérios P1, P2 e P3; Idade, Velocidade e precisão; Refletância do fundo de tarefa conforme a tabela 1.0.
S= é a área do recinto expressa em metros quadrados µ = é o fator de utilização, determinado de acordo com o índice K e as cores do teto, parede e piso do ambiente projetado.
O fator K é calculado através da seguinte equação: K= SxL/(S+L)xH Onde: C é o comprimento do ambiente, L é a largura do ambiente e H é a altura em relação ao plano de trabalho considerado no cálculo e na atividade. d = é o fator de diversidade do ambiente levando em consideração o índice de limpeza do ambiente analisado e o período de manutenção das luminárias.
Para determinar o numero de luminárias a ser colocada em cada ambiente será utilizada a seguinte formula:
N = Ø / φ
Ø – Fluxo luminoso total (lm). φ – Fluxo luminoso da lâmpada, montadas na luminária (lm).
N- numero de luminárias. O calculo foi realizado conforme a tabela a