Cálculo Espessura de Tubos
FACULDADE DE ENGENHARIA
DIMENSIONAMENTO DE ESPESSURA DE TUBOS
CONFORME NORMA ASME B31.3
PORTO ALEGRE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Sistemas de tubulações industriais são utilizados para realizar a condução e também o processamento de fluídos. Estes sistemas são compostos por equipamentos, tubos, válvulas e acessórios.
Tubulações necessitam de diferenças de pressão para executar o transporte de fluídos. Estas diferenças conferem pressão interna nos tubos de condução. É fundamental em um projeto de tubulação calcular a espessura de parede dos tubos necessária para suportar as pressões internas.
Figura 1 – Sistema de Tubulações.
Tubulações estão presentes em todos os tipos de indústria, contudo fazem parte essencial dos processos em indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, boa parte das indústrias alimentícias, farmacêuticas e de papel e celulose.
Figura 2 – Típica Instalação de uma Indústria Petroquímica.
2 OBJETIVO
Em Resistência dos Materiais utiliza-se a seguinte fórmula para o cálculo de espessura mínima de parede de tubos submetidos a pressão interna:
Existem diversas normas nacionais e internacionais que estabelecem requisitos e procedimentos para o cálculo de espessura de parede de tubos. The American Society of Mechanical Engineers (ASME) possui os códigos B31 – ASME Code for Pressure Piping, entenda-se Normas ASME para Tubulações Pressurizadas.
Figura 3 - Normas ASME B31.
No presente trabalho será abordada a metodologia de cálculo de espessuras de parede de tubos conforme a norma ASME B31.3 - Process Piping, 2012.
“ASME tem definido a segurança tubulação desde 1922. ASME B31.3 contém os requisitos para tubulação normalmente encontrados em refinarias de petróleo, produtos químicos, farmacêutica, têxtil, papel, semicondutor, e as plantas