Cálculo das propriedades de uma esfera de raio r - Fortran 90
Campus: Araguaína/Cimba
Disciplina: Introdução a Linguagem de Informática
Professora: Dra. Regina Lélis de Sousa
Curso: Licenciatura em Física
Cálculo das propriedades de uma esfera de raio r
Acadêmico: Cleiton Malvessi
Araguaína - TO
25/06/2014
Algoritmo: Algoritmo de implementação computacional que irá calcular a área de superfície, perímetro o volume de uma esfera de raio r determinável pelo usuário, é possível calcular a massa da esfera entrando com a densidade especifica do matéria em que a esfera é feita.
Cálculos utilizados:
Área:
Abrange a medida do raio que é a distância entre o centro da esfera e sua extremidade e o valor constante do número irracional π (pi), dado por aproximadamente 3,14.
Perímetro: Perímetro é a soma dos lados de uma figura, então como podemos dizer que uma circunferência possui perímetro se ela não possui lados? Dizemos que o perímetro de uma circunferência é o mesmo que calcular o seu comprimento, pois circunferência nada mais é que uma linha fechada.
Linha aberta.
Circunferência formada por uma linha. Todas as circunferências são semelhantes entre si, pois podemos construir todas com um único centro.
Por isso que a razão entre seu comprimento C e o seu diâmetro 2r (duas vezes o raio) será sempre igual, ou seja, terá sempre o mesmo valor, independentemente do tamanho do seu comprimento e diâmetro. Essa constante foi indicada pelo matemático grego Arquimedes de Siracusa como tendo o seu valor numérico aproximadamente 3,14 e simbolizado pela letra π, então: Isolando o comprimento C, temos o perímetro da circunferência:
Volume: A partir da equação a seguir podemos encontrar o volume;
Massa: A massa de uma esfera depende de seu volume e da densidade especifica em que é feita a esfera, calculamos a massa usando a equação a seguir.
Programa em F90: Transcrição do algoritmo para um programa