cyrano
Cyrano de Bergerac era um excelente espadachim e grande poeta, mas tinha alguns problemas: se achava feio, pois seu nariz era enorme, por isso achava que não merecia nenhuma mulher, e tinha uma facilidade para arrumar confusão e inimigos. Cyrano é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxana, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.
Roxana, ao conhecer Cristiano, o barão de Neuvillete, logo se apaixona por sua beleza. A linda moça logo conta a notícia a seu primo, que disfarça seu sentimento desesperado. Ao conhecer Cristiano descobre que o barão de Neuvillete sente o mesmo por sua amada. Cyrano arruma uma discussão entre versos poéticos. Ainda no mesmo dia tornam-se amigos. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Cristiano a conquistá-la através de suas belas palavras.
Cyrano ensina a Cristiano observações espirituosas, poesia, e até fala por ele, às escondidas, fazendo com que Roxana o ame mais ainda. Um terceiro homem, porém, a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Cristiano e Cyrano para o cerco de Arraras onde ocorreu um batalha entre a França e Espanha, quando soube do casamento de sua amada e Cristiano.
Roxana fica arrasada com a notícia, ficaria tempos longe do marido. Para alimentar o amor de sua prima, Cyrano promete escrever para ela todos os dias. Assim faz. Roxana não aguenta a saudade de seu marido e vai visitá-lo. Todos ficam surpresos e exigem que ela vá embora, pois era risco de mais para uma donzela. Não sabiam que a senhora era muito teimosa, Roxana ficou.
A batalha começa. Mas antes de partir Cristiano pede a seu amigo contar a verdade a Roxana, em seuida parte com os cadetes. Cyrano fica em companhia de sua prima.Tempo depois, Le Bret volta com alguns cadetes carregando o corpo de Cristiano, o primeiro disparo o acertou em cheio. A viúva