custos e despezas em educacao
De um modo geral a noção de custo intervêm quando ha producao de bens ou serviços. lembremunos que:
a) pode se definir custo em termos monetaros ;
b) o custo esta relacionado a determinado agente económico: produtor, consumidor, comprador, vendedor etc. os agentes conomicos que participam das actividades educacionais . os produtores poderiam ser: os estabelecimentos de ensino, o professor, a administração publica (o ministério da educação), a administração particular (o caso do ensino privado). as famílias que contribuem em casa, para a educação dos filhos e qualquer outra instituição educacional não formal. são consumidores os alunos, estudantes e igualmente as famílias que são deum modo qualquer, “compradores” de educação para os filhos. podia se falar em:
a) custo para os organismos produtores de educação em essência os estabelecimentos educacionais ou a administração de tutela.
b) custo para os agentes consumidores de educação essencialmente as famílias.
Custos sociais. são despesas feitas durante o processo de produção e que, na maioria das vezes não são pagas pelos que as ocasionam, mas, por terceiros ou transferidos para toda a sociedade. são as despesas acarretadas, por exemplo ao meio ambiente pela poluição do ar e das aguas, pela destruição da fauna e da flora, pelos acidentes de trabalho e pelas doenças profissionais entre outros factores. custos sociais são os custos incorridos pela coletividade como um todo, os quais, de forma geral, são maiores que os custos privados
Custos privados são os custos incorridos pelo produtor individual e não a coletividade como um todo.
Custos Fixos. é um fator de produção que tem custos independentes do nível de atividades da empresa. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que seja zero os costos fixos se matem os mesmos. defere ao custo variável que variam segundo o volume de produção.
Custo Variável é a soma dos factores variáveis de produção.