Custos - formação de preço por margem
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Autores
Alexandre Augusto Martins Carvalho
Nivaldo Lemos Coppini
Orientador
Nivaldo Lemos Coppini
1. Introdução
Ter o conhecimento de margem de contribuição e sua mensuração na organização é essencial para a decisão do aceite ou não do fornecedor ao serviços / atividades ofertado pelo contratante, Porter (1999).
O termo margem de contribuição tem um significado igual ao termo ganho bruto sobre as vendas. Isso indica para o empresário o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Em qualquer que seja o segmento, indústria, comércio ou serviços, é perfeitamente possível mensurar o valor e o percentual respectivo da margem de contribuição.
Entender a influência da margem de contribuição para formação de preço é entender como a empresa deve se posicionar para atingir seu objetivo de maximização de resultados financeiros e definir comportamentos estratégicos sem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Estudar e analisar margem de contribuição em uma negociação é uma vantagem competitiva que a empresa tem na formação de preço e no momento da negociação.
2. Objetivos
A correta formação de preço propicia a organização uma vantagem competitiva sobre as demais.
Supostamente preço abaixo do real diminui os lucros da empresa e preço acima do real dificulta as vendas.
Com o auxílio de um modelo que estratifique os custos fixos e os processos de usinagem de uma organização, tendo como determinante a margem de contribuição como fator de análise, o gestor consegue identificar se a receita que se propõe a incrementar em seu faturamento é ou não interessante para sua empresa. Tornando a afirmação acima que venda abaixo do preço real diminui lucro da empresa uma afirmação errônea. Errônea por não considerar ociosidades nas capacidades produtivas de operações fabris.
O modelo proposto para formação de preço baseia-se no