custos de produção
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GUSTAVO HENRIQUE LUCAS
CUSTOS DE PRODUÇÃO
FRAIBURGO-SC
2014
GUSTAVO HENRIQUE LUCAS
CUSTOS DE PRODUÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de gestão de custos do curso de administração, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, sob orientação do professor Paulo Levecke.
FRAIBURGO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O mundo organizacional, na qual as empresas se encontram está cada vez mais competitivo, exigindo que elas se adaptem o mais rápido possível as novas informações e cenários.
A viabilidade do empreendimento está relacionada à eficiência da empresa na utilização de seus ativos. Sendo assim, para que a empresa torne-se competitiva, os custos e despesas incorridas devem ser no mínimo inferiores ao preço de venda no mercado.
O objetivo da gestão de custos é demonstrar a importância dos custos de produção para a tomada de decisões, pois neles pode-se basear-se o preço de venda, se esta valendo ou não a pena continuar produzindo-o, o que pode ou não ser feito para ter maior lucro.
2. DESENVOLVIMENTO
Os sistemas de custos de produção devem permitir as criações de diferentes visões de custos a partir das necessidades dos seus usuários.
Existem quatro visões básicas na contabilidade de custos que são, a competitiva, a estratégica a operacional e a financeira, estas refletem o passado o presente e o futuro dos custos de uma organização.
Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros que a organização tem de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo esses a utilização de um produto ou serviço afim de obter lucro com o menor gasto possível.
2.1 DIFERENÇAS ENTRE CUSTO E DESPESA
Na gestão de custos, existe uma nomenclatura técnica onde estão inclusas as palavras, custo e despesa.
Mesmo que muitos confundam o