Custo Padr O 7 Ed
FACULDADE UNA DE CONTAGEM
Curso Superior em Ciências Contábeis – 6º Periodo
Erick Felipe dos Santos Souza
Leonardo Luiz marinho de Azevedo
Lucas de Andrade Louret
Luiza Fernandes de Carvalho
Maiara Soares Diniz
Ramine Pacífico de Oliveira Sonny Luiz Brum de Souza Vieira
CUSTO PADRÃO Custo Padrão
Contagem
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE UNA DE CONTAGEM
Curso Superior em Ciências Contábeis – 6º Periodo
CUSTO PADRÃO Custo Padrão
Pesquisa construída para a disciplina Análise de Custos, do 6º periodo, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Una de Contagem.
Orientação: profº Sérgio Luis Nogueira Rausses.
Contagem
2014
1. CONCEITO
Custo-Padrão trata-se de “Custo determinado a priori, ou seja, predeterminado, e que se fundamenta em princípios científicos e observa cada componente de custos (matérias, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação) dentro de suas medidas de verdadeira participação no processo de produção, representando o quanto deve custar cada unidade em bases racionais de fabricação (Sá, 1989, p.266).
Entende-se que o custo padrão é a priori, pois a Contabilidade de Custos aponta os custos que devem ocorrer em um certo periodo, com base em um planejamento ou dados passados. O método do custo padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos. "O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo" (Dutra, 1992, p. 166). Conforme KOHLER, citado por LEONE(1997,281), Custo-Padrão “ è uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção. Diante dos conceitos, há um consenso em definir o Custo-Padrão como uma