custo capital
Carlos Manuel
Custo de Capital
Introdução
O custo de capital da empresa reflete a remuneração mínima exigida pelos proprietários de suas fontes de recursos
Existe criação de riqueza quando o retorno operacional superar a taxa de retorno requerida pelo capital
O custo de capital é obtido através da média dos custos de captação, ponderada pela participação de cada fonte de fundos na estrutura de capital a longo prazo
Visão geral do custo de capital
• O custo de capital funciona como vínculo básico entre as decisões de investimento de longo prazo da empresa e a riqueza dos proprietários, determinada pelos investidores no mercado.
• É o ‘número mágico’ usado para decidir se um investimento proposto permitirá aumentar ou reduzir o preço da ação da empresa.
• Formalmente, o custo de capital é a taxa de retorno que uma empresa deve conseguir nos projetos em que investe para manter o valor de mercado de sua ação. Estrutura de capital da empresa
Ativos
circulantes
Passivos circulantes
Dívida de longo prazo
Patrimônio de acionistas
Ativos permanentes
Ações Preferenciais
Capital Social
Ações Ordinárias
Lucros retidos
Estrutura de capital da empresa e custo de capital
Algumas hipóteses básicas
• Risco econômico – supõe-se que o risco de que a empresa não seja capaz de cobrir os custos operacionais é constante. Isso quer dizer que a aceitação de um projeto por uma empresa não afeta a sua capacidade de cobrir os custos operacionais.
• Risco financeiro – supõe-se que o risco de que a empresa não seja capaz de saldar os compromissos financeiros é constante. Isso quer dizer que os projetos são financiados de tal maneira que a capacidade de cobertura de custos de financiamento da empresa não se altera.
• Os custos relevantes são medidos depois do imposto de renda.Em outras palavras, o custo de capital é medido depois do imposto de renda.
Conceito básico
• Por que precisamos determinar o