Custo brasil/custo pais
Custo Brasil é um termo, usado para descrever o conjunto de dificuldades tanto economicamente como estrutural, ou seja, são todos os gastos internos que só existem no País.
Os principais componentes do Custo Brasil são: a carga tributária, os custos portuários, os transportes, os encargos trabalhistas, os financiamentos, a energia e telecomunicações e, finalmente, a regulamentação governamental.
Além desses componentes, o Custo Brasil é potencializado pela arraigada corrupção nas estruturas do Governo e da Sociedade.
Além dos aspectos políticos, devemos levar em consideração os aspectos burocráticos que também necessitam alteração e modernização e, lembramos que acima de tudo é necessário um amplo apoio eleitoral para que o programa de reformas tenha êxito. O chamado Custo Brasil, torna os produtos nacionais menos competitivos nos mercados externo e interno e é causado por diversos fatores como a infraestrutura precária, os impostos, as altas taxas de juros e o câmbio apreciado. Diminuir esta diferença é fundamental para aumentar a competitividade e incentivar a atividade industrial no país.
Uns dos principais fatores do Custo Brasil são:
Taxa de juros: a taxa de juros no Brasil é a mais alta do mundo este alto gasto com os juros da dívida acabam desviando recursos que poderiam ser investidos em áreas fundamentais para reduzir o próprio Custo Brasil.
Política Tributária: No Brasil, a maior parte da carga tributária é indireta com isso, há uma distorção, na qual quem ganha até dois salários mínimos paga 53% de tributos, e quem ganha mais de 30 salários mínimos, 29% vão para os impostos, ou seja, temos que desonerar toda a estrutura de cobrança de tributos, fazer uma reforma tributária realmente importante.
Infraestrutura, câmbio e cartelização da economia: A rede deficitária de hidrovias e ferrovias, além das estradas malconservadas, é outro ponto que encarece a produção no Brasil. Os problemas de logística e infraestrutura são