Custo atual
A descrição do processo produtivo é apresentada abaixo:
Solicitação de matéria–prima: De acordo com os pedidos recebidos, é feita uma programação de produção, que especifica o tipo, cor, quantidade, tamanho e espessura de placas de pedra ardósia a serem adquiridas para o processamento. Esta matéria-prima é solicitada na mineração, que fica localizada ao lado do empreendimento, inclusive dentro da mesma fazenda.
Recebimento de matéria-prima: A matéria-prima transportada por caminhões chega ao empreendimento e é retirada com a utilização de empilhadeiras. As placas de ardósia são adequadamente posicionadas na posição vertical no setor de matéria-prima, e são inspecionadas pelo encarregado da produção. Matérias-primas em desacordo com a especificação ou danificadas são devolvidas para a Mineração.
Corte: As placas de ardósia são cortadas nos tamanhos especificados, de acordo com a programação de produção, com a utilização de serras circulares dotadas de discos diamantados. Durante todo o processo de corte há necessidade de utilização de água para resfriamento dos discos de corte, e também a minimização de emanação de poeira. A água utilizada é direcionada para as canaletas que as conduzem para as lagoas para retenção e remoção dos sólidos.
Calibragem: Após o corte, que define a largura e comprimento, a peça é direcionada, através de uma esteira para a calibradora. Na calibradora a peça de ardósia é trabalhada objetivando a equalização da espessura, dentro das especificações do cliente. Todo o processo ocorre com utilização de grande quantidade de água. Ressalta-se que a água utilizada é proveniente das lagoas de decantação, e após o uso, estas são novamente direcionadas para o polimento.
Polimento: Muitas das peças de ardósia necessitam ainda de um polimento, que confere à peça uma lisura e brilho aparentes. Este procedimento ocorre nos equipamentos chamados de Politriz, que são dotados de discos circulares adaptados