CUSTEIO E INVENT RIO
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE
METODOS DE CUSTEIO
METODOS DE CUSTEIO
INTRODUÇÃO
Significa apropriação de custos, os métodos de custeio são aplicados aos custos indiretos, e buscam a melhor forma de leva- lo ao custo total do produto.
Já o custo direto é facilmente identificável por produto. Existem três métodos de custeio, mas vamos citar dois métodos o de absorção e o padrão citando a vantagem e a desvantagem de cada um.
Custo de absorção
Custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade. A contabilidade fiscal impõe a absorção, no qual os custos indiretos são rateados entre os produtos e serviços produzidos, de acordo com critérios tradicionais. Esse método é válido tanto para fins de balanço patrimonial e demonstração de resultados como também, na maioria dos países, para balanço e lucro fiscal.
Os direcionadores de custos, ou seja, as bases de rateio mais tradicionais para a avaliação dos custos de fabricação e cômputo dos estoques são os seguintes:
Proporção dos custos diretos;
Proporção dos custos de mão- de – obra direta;
Quantidade produzida;
Tempo utilizado pelas máquinas;
Área ocupada por linha de produção;
Custo da matéria – prima básica; Vantagens na utilização do custeio por absorção:
É menos custoso porque não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis; e
Os resultados são aceitos para a preparação de demonstrações contábeis de uso externo e para obtenção de soluções de longo prazo, onde este método é recomendado.
Desvantagens do custeio por absorção
Os custos, por não se relacionarem com este ou aquele produto ou a esta ou aquela unidade, são quase sempre distribuídos a base de critérios de rateio, quase sempre com grande grau de arbitrariedade; O custo fixo por unidade depende ainda do volume de produção; pior de tudo isso, o custo de um produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto; e
Custo padrão
O