Custeio por absorção
Vantagem : Apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, compreende todos os custos de produção como despesa somente no momento da venda, sendo capaz de demonstrar a confrontação da receita com a despesa na apuração do resultado.
Desvantagem: desse método é que há a necessidade de alocação dos custos indiretos, algo subjetivo, pois o gestor da empresa fica responsável pela escolha do método na qual será realizada a alocação desses custos.
custeio variável vantagen :considera apenas os custos variáveis, sendo assim, os custos fixos de produção são classificados como despesa e vão direto para o resultado. O custeio variável é utilizado para melhor apresentar as informações ao gestor da empresa, pois facilita na tomada de decisão, uma vez que, o mesmo não compreende os custos fixos, sendo assim, é possível demonstrar o quanto cada produto contribui para o resultado final da entidade. Por outro lado, o mesmo não atende os princípios fundamentais da contabilidade, pois ele não respeita o principio da competência, uma vez que os custos fixos, referente aos produtos ainda não vendidos, são levados diretamente ao resultado.
custeio ABC procura amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio. O objetivo do custeio ABC é atribuir os custos às atividades e atribuir custos das atividades aos produtos. Uma das desvantagens de manter o método de custeio ABC é o elevado gasto para sua implantação, além de levar em consideração muitas informações e a necessita de muita revisão. Todavia, o mesmo respeita aos princípios da contabilidade e pode ser utilizado por diversos tipos de