Custeio por absorção
Custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, portanto é o sistema legal aceito e exigido no Brasil. Este método trabalha com sistema de rateios na apropriação dos custos de dois ou mais produtos. O procedimento é fazer com que cada produto ou serviço absorva parte dos custos diretos e indiretos da fabricação.
A separação entre custo e despesa é essencial, porque neste caso as despesas vão diretamente contra o resultado do período, enquanto os custos dos produtos não vendidos vão para o estoque. A finalidade deste critério é ter o custo total (direto e indireto) de cada objeto produzido.
Para Crepaldi (2004, p. 223)
“Custear significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos.”
Um aspecto importante, é que em nosso país, há exigência de se fazer o custeio dos estoques pelo critério de absorção, não se permitindo a adoção de outro critério. Portanto, a comparação entre os métodos fica prejudicada pela impossibilidade de aplicação de outro critério.
Contabilmente se utilizarmos custeamento por absorção para os estoques, o lucro de um ano realmente ficará diferente caso adote outro método. Entretanto, considerando a soma dos lucros dos anos de vida da empresa, o resultado será igual, mesmo considerando métodos diferentes para apuração estoques. Dessa forma pode-se afirmar que independentemente do método utilizado pela empresa, não se altera o lucro total.
Oliveira/Perez Jr. 2000 p. 117 diz:
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.“
(Portal administradores)
Custeio por absorção O custeio por absorção se