Custeio Direto E Por Absor O
Disciplina: Contabilidade e Análise de Custos
Professor Vanilto Oliveira Costa
Custeio direto e Custeio por Absorção
A partir daqui, já ficou definido que o custo de fabricação possui duas partes: Custo Direto ou Variável e Custo Indireto ou Fixo, assim podemos destacar dois métodos para apuração do Custo de Fabricação, para os quais teremos estudos mais aprofundados no decorrer do ano letivo:
Custeio Direto: consiste em considerar como custo de fabricação somente os custos diretos ou variáveis, sendo que os custos indiretos ou fixos considerados juntamente com as despesas operacionais normais da empresa industrial. O método de custeio direto ou custeio variável se destina a proporcionar à administração maior informação sobre a relação existente entre custos, volume e lucros. Dentro desse método os custos variáveis são considerados como atribuíveis aos produtos, consequentemente, debitamos na produção e incluímos no custo dos estoques - é o caso de materiais e mão-de-obra direta; já os custos fixos são tratados diretamente como despesas do período e, portanto, não são incluídos nos estoques. Assim, os custos fixos são normalmente debitados ao resultado do exercício em que foram incorridos independentes da venda dos produtos para cuja fabricação contribuíram. Uma vez que o custeio direto não reconhece todos os elementos aplicáveis na avaliação dos estoques, não é considerado como de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e, portanto, deve ser utilizado apenas em relatórios internos gerenciais.
Custeio por Aborção: Consiste em considerar como Custo de Fabricação todos os custos incorridos no processo de produção do período, sejam eles Diretos (variáveis) ou Indiretos (fixos). Adotando este método, o Custo de Fabricação (ou de Produção) do período.
A inclusão dos três elementos de custo (materiais diretos, mão de obra direta e gastos gerais de fabricação), representa o custeio