Custeio Baseado em Atividades
Este trabalho enfoca o sistema de custeio ABC na área de serviços. Define e apresenta as principais características desta área e, em um caso pratico, identifica as principais características observadas no processo de implantação do ABC em uma empresa de serviço.
2. O Sistema de Custeio ABC em Empresas de Serviços
Serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer à outra que seja essencialmente intangível e que não resulte em propriedade de alguma coisa. Sua produção pode ou não estar ligada a um produto físico
O setor de serviços tem exercido papel importante no desempenho de outros setores da economia, principalmente o industrial. E esse papel pode ser como um diferencial competitivo, como um suporte às atividades de manufatura ou como geradores de lucro. Há algumas décadas, dada a necessidade de maior profissionalismo na administração das operações de serviços nas empresas, tem-se procurado adaptar as técnicas de administração industrial, originalmente desenvolvidas para manufatura, às condições do ambiente de produção de serviços. Mais recentemente, ao mesmo tempo em que o próprio setor de manufatura reconhece a inadequação de algumas metodologias tradicionais de administração da produção e busca novos conceitos, visando à adaptação ao novo ambiente econômico mundial, o setor de serviços necessita desenvolver conceitos e metodologias adequados, tanto aos novos tempos quanto às especificidades de suas operações.
Gerir serviços é tarefa diferente de gerir a produção de bens. Mas mais importante do que reconhecer esta diferença é compreender quais são as características especiais das operações de serviços em relação ao produto.
Essas características são identificadas como: Intangibilidade: os serviços são experiências que o cliente vivencia enquanto que os produtos são coisas que podem ser possuídas. Serviços são idéias e conceitos; produtos são objetos. Os serviços são abstratos, os produtos concretos. Os