Curva De Possibilidades De Produ O
Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção.
Conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados.
A – todos os fatores de produção seriam alocados para produção de máquinas.
B, C e D – os fatores de produção seriam distribuídos na produção de um ou de outro bem.
A curva ABCDE – indica todas as possibilidades de produção de máquinas e de alimentos nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar em pleno emprego, ou seja, à plena capacidade, utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
F – (ou qualquer ponto interno à curva ), quando a economia está produzindo 10 mil máquinas e 30 toneladas de alimentos , está operando com capacidade ociosa ou com desemprego. Os fatores de produção estão sendo subutilizados.
G – representa uma combinação impossível da produção ( 25 mil máquinas e 50 toneladas de alimentos), fatores de produção e tecnologia de que a economia dispõe seriam insuficientes para obter essas quantidades de bens . Esse ponto ultrapassa a capacidade de produção potencial ou de pleno emprego dessa economia.
Custo de Oportunidade
Transferência dos fatores de produção de um bem x para um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y.
Os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e são completamente adaptáveis a outros usos.
O formato côncavo da curva de possibilidade de produção, se justifica pelos fatores de produção não serem completamente adaptáveis