curva de calibração
CURSO DE FARMÁCIA
CURVA DE CONCENTRAÇÃO DO ÁCIDO SALÍCILICO
Gurupi-TO
Dezembro/2012
CURVA DE CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO SALÍCILICO
Trabalho apresentado à disciplina de Controle de Qualidade, do Centro Universitário Unirg, curso de Farmácia do 6° período como requisito parcial de avaliação. Profº:
Gurupi-TO
Dezembro/2012
1. INTRODUÇÃO
O Ácido salicílico é considerado um hidróxi-ácido de fundamental importância para a melhora da aparência da pele envelhecida. Facilita a descamação pela solubilização do cimento intercelular que liga as camadas do extrato córneo, com consequente perda da queratina. Pode ter ação antifúngica, pois a remoção do extrato córneo impede o crescimento de fungos e facilita a penetração de outros agentes antifúngicos. Possui também moderada ação anti-séptica (RAMOS; et al. 2005).
A linearidade é a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos (sinais) são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado (BRASIL, 2003).
Para o estudo da linearidade, faz-se necessária a elaboração de uma curva resposta que demonstre a relação “sinal detectado” versus concentração. É formulada como expressão matemática usada para o cálculo da concentração do analito a ser determinado na amostra real.
Se houver relação linear aparente após exame visual do gráfico, os resultados dos testes deverão ser tratados por métodos estatísticos apropriados para determinação do coeficiente de correlação (r), intersecção com o eixo y (b), coeficiente angular (a), soma residual dos quadrados mínimos da regressão linear e desvio padrão relativo (CV)(BRASIL, 2003).
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Determinar a concentração crescente de ácido salicílico através de doseamento.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construção da curva de