Curva abc
LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO
CLASSIFICAÇÃO ABC
...o princípio da curva ABC refere-se ao fato de que, grosso modo, 20% de uma linha de produtos (em número de ítens) é responsável por 80% das vendas realizadas (em valor). A linha completa de produtos pode ser classificada desde o item de maior até o de menor venda. Os produtos são então divididos em um ou mais grupos, tais como AB, ABC ou ABCD. O julgamento e a experiência servem como principais guias par determinar quais produtos da lista são designados como classe A, B, etc. Entretanto, uma quebra em 20-30-50% costuma manter a idéia expressa no princípio. Assim, podemos estabelecer níveis de serviço diferenciados para as diversas classes (por exemplo, 99% para itens A, 95% para itens B e 85% para itens C), de forma a reduzir o capital total empatado em estoques, ou podemos usar métodos diferentes para controlar o estoque e, assim, minimizar o esforço total de gestão.
Ballou, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física – São Paulo: Atlas, 1993 (pág. 224)
Em uma lista de itens de estoque pode-se geralmente, identificar três classes de itens em função do seu valor e da quantidade que normalmente é consumida do item. Verifica-se que de determinados itens há uma pequena quantidade estocada que é responsável por uma grande porcentagem do gasto anual. Para outros itens uma grande quantidade estocada corresponde a uma pequena porcentagem do gasto anual. Os primeiros são os chamados itens A, os segundos de itens C, e os casos intermediários de itens B. Para a determinação dos itens A, B, C, multiplica-se a quantidade consumida de cada item durante o ano anterior por seu custo unitário para achar o respectivo montante anual. Os itens são a seguir classificados na ordem do seu valor. (...) (...) È difícil traçar uma divisória para as três classes de itens e cada lista de itens