curso senai capitulo VI
FATORES INTERNOS: suas características de personalidade como a capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente interno e externo, de emoções, atitudes, valores e etc..
FATORES EXTERNOS: decorrentes das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, pressões do chefe, influencia dos colegas de trabalho, de políticas novas adotadas pela organização, as demandas, as pressões da família e etc... Os fatores internos influenciam em especial na motivação, que nos impulsiona a seguir em frente, a correr em busca dos nossos objetivos e sonhos.
MOTIVAÇÃO: é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de uma determinada forma. Podemos compara a motivação com uma peça de engrenagem de uma maquina, sem tal peça a maquina não funciona: sem motivação a pessoa também não funciona, fica paralisada deprimida. A TEORIA DE ABRAHAM MASLOW: é a teoria sobre motivação mais divulgada ele afirma que o homem expande suas necessidades básicas no decorrer de sua vida, e que, À medida que satisfaz suas necessidades básicas outras mais elevadas assumem o predomínio de seu comportamento. Segundo Maslow as necessidades humanas são: fisiológicas, segurança, afetivo-social, auto-estima e auto realização.
1-NECESSIDADES FISIOLÓGICAS (ar, comida, repouso, abrigo, etc );
2-NECESSIDADES DE SEGURANÇA (proteção contra o perigo ou privação);
3-NECESSIDADES SOCIAIS (amizade, inclusão em grupos, etc);
4-NECESSIDADES DE ESTIMA ( reputação, reconhecimento, amor,etc);
5-NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO (realização do potencial, utilização plena dos talentos individuais,etc).