Curso pnae atividade 5
Com base nas respostas a questões anteriores, elabore um pequeno texto argumentando a favor da presença de um nutricionista para a elaboração do cardápio escolar. Não se esqueça de dizer quem, além do nutricionista, deve ser responsável pela qualidade do cardápio da alimentação escolar.
A presença do nutricionista no contexto do Pnae é imprescindível, sobretudo levando em conta a Lei nº 11.947/2009 que determina que o cardápio da alimentação escolar, sob a responsabilidade dos estados, do Distrito Federal e dos municípios será elaborado por nutricionista habilitada, por ser essa uma atividade exclusiva desse profissional. A Resolução CD/FNDE nº 38?2009 dispõem que o nutricionista deverá assumir a responsabilidade técnica pelo Programa, além de ser obrigatoriamente lotado na alimentação escolar. Essa responsabilidade é regulamentada pela resolução CFN nº 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionista (CFN), órgão ao qual compete estabelecer normas para a profissão.
O nutricionista tem um papel importante no planejamento do cardápio que fará parte da alimentação dos alunos, avaliando a qualidade dos gêneros a serem utilizados, além de coordenar o diagnóstico do monitoramente do perfil nutricional dos estudantes, o perfil epidemiológico da população atendida e acompanhar a vocação agrícola da região. Ele atua desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção dos alimentos, bem como a propor ações de educação alimentar e nutricional na escola. Ele garante a manutenção da qualidade da alimentação escolar, além do cumprimento das necessidades nutricionais dos alunos, ele também contribui para a melhoria da saúde da população, por meio da aquisição dos conhecimentos sobre hábitos e práticas alimentares