Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
RELATÓRIO-SÍNTESE
Introdução
Temos uma escola reconhecida pela qualidade de ensino ministrada, pela competência da equipe de trabalho e a valorização dos nossos educandos, colaboradores e pela responsabilidade social, e, uma das metas da escola com relação ao desempenho escolar dos estudantes é o respeito e a valorização das experiências de vida de cada um e de suas famílias, fortalecendo nos educandos a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social e a criatividade. Por isso, acreditamos que o projeto “Viva a vida sem drogas” está vindo para integrar, valorizar e principalmente, fazer com que o nosso estudante aprenda a compartilhar, obedecer a regras e se socializar.
Nossa maior motivação é acreditar que esse projeto pode ajudar a diminuir as heterogeneidades educacionais e de aprendizado, elevando a auto-estima e aumentando o tempo de permanência dos nosso estudantes na escola, bem como o seu grau de escolaridade, valorizando o estudante como cidadão e como sujeito atuante e construtor da sua própria cidadania.
Desenvolvimento
O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
O desenvolvimento deste projeto está sendo bastante significativo, pois os alunos estão se sentindo estimulados pelas ações de prevenção, e curiosos a fazer as pesquisas que estão sendo propostas. O que pudemos observar no primeiro momento, é a dedicação por parte dos educados pela busca do conhecimento através do ato de pesquisa.
Um dos nossos