Curso de Observação
Unidade I – A necessidade da observação em ciência
Texto 2 – “Por que um curso de observação?”
Resumo
O psicólogo enquanto cientista do comportamento, investiga, descreve e aplica informações, princípios, leis e métodos do comportamento. A ele interessa saber-se o que os organismos fazem e em que circunstâncias ou sob que condições elas acontecem.
A observação dos fatos coletados possibilita ao cientista uma melhor compreensão das coisas e uma maior possibilidade de intervenção. Porém, o cientista precisa registrar e relatar as suas observações, permitindo a repetição sistemática e a reflexão de outrem, pois a observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente, a avaliação do trabalho do cientista (Danna, et all, 1999, p. 22).
O método de observação é utilizado pelo cientista em diferentes situações de aplicação da Psicologia, tais como as áreas clínica, escolar ou empresarial, como forma de identificar variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos e verificar quais técnicas e procedimentos mais eficazes devem ser aplicadas.
Além disso, a observação como prática de análise, também é utilizada nos resultados obtidos, como forma de avaliação do desempenho de seus entrevistados.
A observação científica é uma observação sistemática e objetiva, e pode também, determinar quais serão os dados a serem coletados, e de que forma esses dados devem ser analisados, de acordo com suas relevâncias e especificações.
Entretanto, o curso de observação em Psicologia, possibilita ao aluno o aprendizado de técnicas e procedimentos específicos de coleta e registro de dados, possibilitando o treinamento da observação como instrumento, atendendo suas exigências de sistematização e de objetividade.