Curso de eletronica
Caruaru-PE
O que é eletrônica?
é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.
As três unidades mais básicas em eletricidade são tensão (V), corrente (I) e resistência (R). A tensão é medida em volts, a corrente é medida em ampères e a resistência é medida em ohms.
Corrente elétrica(V= Volts)
é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Intensidade de corrente(I=Ampère)
O ampère ou ampere (símbolo: A) é uma unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades de intensidade de corrente elétrica[1]. O nome é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère (1775-1836)
Potencia Elétrica
A potência elétrica é medida em watts(W). Num sistema elétrico a potência (P) é igual à tensão(V=Voltágem) multiplicada pela corrente(I=Amperagem).
Tabela Lei de Ohm
[pic] [pic]Outra Forma
Tipos de corrente elétrica
Consideram-se dois tipos de corrente elétrica (veja nossas postagens sobre a corrente elétrica, no arquivo):
a) Corrente contínua (CC ou DC, em inglês) – é aquela cujo sentido permanece constante. Quando, além do sentido, a intensidade também se mantém constante, a corrente é chamada corrente contínua constante. É o que ocorre, por exemplo, nas correntes estabelecidas por uma bateria de automóvel ou por uma pilha.
b) Corrente alternada (CA ou AC, em inglês) – é aquela cuja intensidade e cujo sentido variam periodicamente. Esse é o caso das correntes utilizadas em