Curso De Electr Nica
Resistores ou Resistências, são o componente mais básico e comum de todos os componentes electrónicos utilizados. Há alguns tipos diferentes de resistores disponíveis, desde o tamanho reduzido em montagem em superfície (SMD) até grandes resistências de potência.
A principal função de um resistor dentro de um circuito eléctrico ou electrónico é de "resistir" (daí o nome do resistor), regular ou para definir o fluxo de electrões (correntes) que o atravessam.
Um resistor típico
Os resistores denominam-se "componentes passivos", isto é, não contêm nenhuma fonte de energia ou amplificação mas apenas atenuam ou reduzem o sinal de tensão ou corrente que os atravessa. Esta atenuação resulta em energia elétrica que é perdida na forma de calor. Na prática, são muito comuns as resistências de carvão, as de filme de carbono ou metálico e as de fio (bobinadas).
Enquanto as resistências bobinadas constituídas por um fio metálico enrolado sobre um suporte isolante, as resistências de carvão são constituídos basicamente de grafite (carvão) comprimida, revestida por uma camada isolante de cerâmica.
O seu valor nominal é apresentado por faixas coloridas (código de cores), que obedecem ao seguinte critério: partindo da extremidade, as duas primeiras cores formam um número com dois algarismos; a terceira cor corresponde ao expoente da potência de 10 que multiplica o número inicial; a quarta cor corresponde à tolerância que mostra, percentualmente, a faixa de valores em que pode variar a resistência do resistor. Assim, temos:
Código de Cores
0
Preto
5
Verde
Tolerância
1
Castanho
6
Azul
Prata-10%
2
Vermelho
7
Violeta
Ouro-5%
3
Laranja
8
Cinzento
S/faixa-20%
4
Amarelo
9
Branco
Exemplo:
As duas primeiras cores: Amarelo (4) e Violeta (7) formam o número 47. A terceira cor, laranja (3), corresponde ao expoente da potência de dez: 103; a quarta cor, prata (10%), indica a tolerância. Assim, a resistência elétrica é:
Amarelo
Violeta
Laranja
Prata
4
7