Curso Contra Baixo
PONTE - uma peça muito importante do baixo. embora pareça que seja apenas um apoio para as cordas, é ela quem faz a transferência das vibrações das cordas para a madeira do corpo. em alguns baixos, as cordas não são presas na ponte, mas sim diretamente no corpo, visando um melhor aproveitamento dos graves.
CAPTADORES - têm a função de transformar a vibração das cordas em som. através de indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. entre os vários modelos de captadores, os mais comuns são o jazz(padrão jazz bass), precision e piezo.
CORPO - responsável direto pelo timbre do instrumento. assim como no violão existe a caixa acústica, o corpo do baixo é quem vibra, dando sustain e grave necessário ao baixo. é no corpo que se fixam as cordas, o braço e a parte elétrica. o peso do corpo influi também no equilíbrio do baixo e no conforto do instrumento.
MÃO - (parte onde se prendem as cordas via tarrachas) - além de servir para fixação das tarrachas, tem muita influência no equilíbrio do instrumento. experimente tocar num baixo com mão e num sem (como factor, steiberg), e sinta a diferença! tarrachas - responsável pela afinação do instrumento, merece cuidados especiais quanto à manutenção e conservação.
BRAÇO - parte fundamental do instrumento, deve ser firme o suficiente e de madeira estável. requer cuidados quanto ao uso do tirante, que é interno ao braço (conforme explicação acima). sempre que se trocar as cordas, checar se a curvatura do braço é aceitável, e se necessário, atuar suavemente o tirante.
TRASTES - são as pequenas faixas de metal que se extendem ao longo do braço, responsáveis pela limitação e localização das notas. em alguns casos, é possível retirar os trastes para que se tenha um baixo tipo fretlees, que possui um som continuamente à base de "ligados",; e logo em seguida recolocá-los. desde que seja bem feito esse trabalho, claro! é baseado também nesse fator, além de outros já citados