resumo o estado capitalista
Resumo baseado no texto A Filosofia politica moderna e o conceito de estado, da autoria de Silvio Gallo. Neste esta descrita a conceituação do Estado Capitalista. O texto aborda as classificações históricas de Estado na forma de poder. Neste descrito autores e fatos históricos que contribuíram para a forma do Estado atual.
O Estado Capitalista
O autor enfatiza as características do sistema feudal que marcaram a ascensão do Estado Capitalista. Tocqueville, um dos escritores citado no texto, identifica que as mudanças ainda que profundas, rompem com uma estrutura, mas não com a mesma estrutura, isto é o Estado muda de mãos e de feições, mas continua Estado.
Em outra fala ele argumenta que mesmo o estado que se coloca como democrático igualitário é ainda uma forma de dominação. Ainda é importante salientar, que mesmo no Estado Absolutista que a rigor é ainda uma formação pré-capitalista, já estão presentes características que culminaram nessa forma mais desenvolvida do Estado Moderno.
A instituição do Estado Capitalista traz uma inovação no campo econômico em relação aos sistemas anteriores: o aprimoramento do excedente econômico pela classe dominante não se da mais através da utilização direta da força do estado.
Uma característica forte no Estado capitalista é a chamada mais-valia que se trata da diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. Esta é apropriada pelo capitalista através da troca de bens e serviços de acordo com seus respectivos valores.
O capitalista baseado na propriedade dos meios de produção e na redução dos trabalhadores à condição de trabalhadores assalariados, apropria-se da mais-valia, sob forma de lucros, juros, alugueis e, ao mesmo tempo, pode afirmar que todas as trocas realizadas no mercado foram feitas exatamente de acordo com os