curling
O Curling é jogado sobre o gelo, com pedras de granito que pesam aproximadamente 19 kg. O tamanho da superfície de jogo é de cerca de 42 m de comprimento por 4,25 m de largura. No final da pista existe uma “casa de marcação” (vários anéis concêntricos) onde deverão ser colocadas as pedras lançadas.
História
O curling não tem origem exata, mas admite-se que é um dos esportes mais antigos do mundo. Pinturas do artista flamengo Pieter Bruegel retratam uma atividade semelhante ao curling atual sendo praticada sobre lagos congelado. As regras foram escritas em meados de 1838. Levado ao mundo por imigrantes escoceses, este esporte teve a sua divulgação nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1924, em Chamonix. No calendário esportivo mundial, o Curling tem como data de estreia oficial, o ano de 2006. O nome é oriundo do verbo inglês to curl, cujo significado é girar, termo este que se refere ao movimento das pedras que giram até chegar ao alvo.
Equipamento
Os principais equipamentos de um jogador de curling são vassoura e sapatos. As vassouras podem ser de diferentes materiais. As mais comuns oferecidas por clubes a jogadores e visitantes, possuem cabo de madeira e extremidade de tecido grosso. No esporte de alto nível, entretanto, são usadas vassouras de fibra de carbono.
LANÇAMENTOS
Existem três tipos básicos de lançamento:
O termo “draw” aplica-se ao lançamento simples de uma pedra para dentro da “casa de marcação”. Temos também o “takeout” que resulta de um lançamento para retirar uma pedra adversária de dentro da “casa de marcação” e, finalmente o “guard”, uma pedra que se lança de modo a proteger outra, fazendo barreira.
Para além destes lançamentos principais, existem outros tipos de lançamento como o “raise” que visa acertar numa pedra da nossa equipa de modo a que esta fique mais bem posicionada, ou o “hit and roll” que consiste em acertar numa pedra adversária, projetado para fora da casa e fazendo com que a nossa role para o interior da casa,