Curiosidades Vermes
Elefantíase é a doença causada pelos nematóides que se alojam nos vasos linfáticos, causando linfedema. A doença é também chamada de como elefantíase, por causa do aspecto de perna de elefante do paciente com a forma avançada desta doença. Quando o parasita obstrui o vaso linfático, o edema é irreversível, portanto deve ser dada grande importância à prevenção com mosquiteiros, repelentes e evitando o acúmulo de água parada.
Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea pode ser bem nítida, como no caso dos principais parasitas humanos.
O macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho.
Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.
Curiosidades sobre anelídeos
Pesquisadores já catalogaram e estudaram mais de 6 mil espécies de animais anelídeos.
As minhocas atuam como verdadeiros “arados naturais”, construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e a drenagem de água.
Cresce em todo o mundo a minhocultura, ou criação de minhocas, com a finalidade de produzir humo para a agricultura. O humo de minhocas não tem cheiro forte e pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade. As minhocas são também utilizadas para a fabricação de rações animais, pois são relativamente ricas em proteínas.
Existem anelídeos de diversos tamanhos, variando entre 1 milímetro e 3 metros de comprimento. A palavra anelídeo deriva do latim, onde annellus significa anel. Existem anelídeos de diversos tamanhos, variando entre 1 milímetro e 3 metros de comprimento.
A minhoca, um dos anelídeos mais conhecidos, é um animal hermafrodita (possui órgãos masculino e feminino no corpo).
As sanguessugas produzem uma substância