Vermes
Sintomas: Nos primeiros meses, os sintomas são como de bronquite ou pneumonia, pois os parasitas estão alojados nos pulmões, e poder até ser eliminadas no escarro e engolidas com as secreções. A partir das lesões que provocam na mucosa intestinal, provoca-se um aumento do peristaltismo (movimento intestinal), diarréias, dores abdominais, perda de apetite, náuseas e vômitos. Pode-se verificar anemia ferropriva, onde o doente fica muito pálido tem dores de cabeça e musculares. As crianças perdem peso e estatura, baixo rendimento escolar e atraso no desenvolvimento psíquico.
Áscaris Lumbricóides:
A contaminação por este parasita ocorre através do consumo de água ou alimentos infectados por seus ovos.
Depois de ingeridas, as larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam o sistema circulatório, chegando ao fígado, onde crescem num período inferior a uma semana. Após isso, elas retornam a corrente sanguínea passando pelo coração e pulmões.
Dentro dos pulmões, elas absorvem mais nutrientes e oxigênio em abundância para garantir seu crescimento. Quando crescem demasiadamente para continuarem dentro dos alvéolos pulmonares, estas larvas sobem em direção a faringe, onde são em sua maioria engolidas.
Através do tubo digestivo elas alcançam o estômago e chegam ao local onde completam o seu desenvolvimento até a fase adulta: o intestino delgado.
Durante seu período de permanência dentro do intestino delgado de seu hospedeiro, ela se reproduzirá e liberará novos ovos que darão início a toda a trajetória já explicada.
Guinea Worm (Dracunculus medinensis):
é causada principalmente com a ingestão de água contaminada com os ovos do parasita. Causa infecções, sobretudo nos pés e nas pernas. Os sintomas incluem prurido, náuseas, vômitos, diarréia, ataques de asma e dores terríveis quando o verme é expelido
Tapeworm :
Pode ser encontrada na carne suína (tênia solium) ou bovina (tênia saginata). A contaminação em ambos os casos